Impacto dos orgânicos na economia
- Mente Orgânica
- 8 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Além de serem mais saudáveis, você sabia que a produção de orgânicos vêm tendo um impacto econômico cada vez maior no Brasil? Só em 2019, o mercado desses alimentos movimentou mais de R$ 4,5 bilhões, sendo que segundo o Conselho Brasileiro de produção orgânica (Organis), o volume total cresce 15% ao ano, trazendo até mesmo o reconhecimento do varejo quanto sua importância.
A partir desse percentual, somos o maior produtor de orgânicos da América Latina, contando 16 mil agricultores cadastrados. As feiras orgânicas ajudam a turbinar o lucro obtido, mas já que elas se localizam em lugares restritos e com horários definidos, podem não ser totalmente acessíveis. Sendo assim, o crescimento no setor está disponibilizando cada vez mais espaço para esses produtos dentro de supermercados como o Carrefour, o qual fez parceria com a Fundação Getúlio Vargas, notando uma diferença positiva de 82% nas vendas dos orgânicos.

Podemos observar de forma lógica: O dinheiro é a principal busca de todo o sistema. Se o mercado está crescendo, este acumula cada vez mais capital, gerando grande inquietação em todo o setor de alimentos, certo? Com o lucro como isca, grandes empresas estão se interessando em converter a produção convencional para a orgânica. Se a produção expande a demanda, o preço tende a cair. Portanto, o impacto econômico da produção orgânica pode facilitar sua acessibilidade.
Por Nathalia Pinheiro
Comments