O papel dos orgânicos em tempos de pandemia
- Mente Orgânica
- 20 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Devido á pandemia do COVID-19, estamos vivendo uma das maiores crises sanitárias da história. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou variadas maneiras de como se prevenir da infecção, além do distanciamento social, higiene e o uso de máscara, manter seu sistema imunológico equilibrado (e não turbinado) também têm sua importância. É aí que os alimentos orgânicos marcam presença!
Quando o assunto é aumentar a imunidade contra resfriados, por exemplo, sabemos que a ingestão da vitamina C presente no limão, acerola e laranja fortalece o sistema imunológico, certo? Esses frutos não são uma fórmula mágica para a prevenção da doença, assim como não há comprovação de alimentos que previnam a infecção pelo coronavírus, mas manter o sistema imunológico em bom funcionamento contribui para definir a gravidade e recuperação do indivíduo, como explica Warner Greene, professor de microbiologia e imunologia da Universidade da Califórnia: “Indivíduos mais velhos ou com problemas de saúde subjacentes podem ter um certo grau de imunossupressão, o que atrasa a resposta de anticorpos, e são eles que tem o curso exagerado da doença.”
Assim sendo, especialistas de instituições como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Pernambuco, está orientando e incentivando a produção dos alimentos orgânicos, tanto para distribuir nos hospitais da região, quanto para o consumo familiar, por meio de hortas artesanais feitas em casa.

(Trabalhadores do MST em Pernambuco)
Quer saber como fazer sua parte? Caso tenha condições de sair de casa, acesse o site do MST, conheça o centro de distribuição de orgânicos mais próximo de você e pratique essa solidariedade. Além disso, você também pode plantar alguns desses alimentos em casa, como alface, espinafre, acelga, cebolinha, tomate, etc, os tendo a disposição e mantendo seu sistema imunológico equilibrado. Siga as orientações da OMS e cuide da sua alimentação, juntes podemos fortalecer o combate ao coronavírus!
Por Nathalia Pinheiro
Ótimo trabalho de Nathalia, muito informativo