top of page
Buscar

Orgânicos x Não Orgânicos: Qual é o melhor?




Você já deve ter percebido que o termo alimento orgânico ganhou popularidade, e é sempre utilizado em discussões sobre nossa alimentação e nosso modo de consumo. Há pessoas que ainda se recusam a entender e consumir este novo estilo de nutrição, permanecendo adeptos ao habitual consumo de produtos não-orgânicos. Mas qual é a diferença a final? Por que devo consumir estes produtos? Vamos então, adentrar nos pontos positivos e negativos de cada um deles, respondendo seus diversos questionamentos.






Após pesquisas realizadas pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, foi identificado que não há tamanha diferença na quantidade de nutrientes entre os dois alimentos, mesmo que o fósforo seja localizado em maiores doses nos orgânicos, mineral este que uma minoria de pessoas tem deficiência, não obtendo tanta importância assim. Então os produtos orgânicos são pura bobagem? A nutricionista Elaine de Azevedo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul, diz diferente: “A investigação não surpreende. Outros trabalhos já revelaram que o orgânico não reúne mais nutrientes. Acontece que a qualidade do alimento vai além da quantidade de substâncias presentes nele”. Por mais que fertilizantes sintéticos aumentem as taxas de nutrientes das plantas, isto pode lhes causar mal, deixando a planta vulnerável a doenças.


Mesmo com esta similaridade, segundo Sônia Stertz, os alimentos orgânicos apresentam maiores níveis de fitoquímicos, compostos que são eficientes em evitar doenças como câncer e complicações cardiovasculares, pela sua capacidade de combater radicais livres, pois o vegetal sem agrotóxicos ativa sua defesa natural a todo momento para se proteger de seus inimigos. Outra diferença está nos níveis de herbicida entre alimentos orgânicos e os convencionais, onde os cultivados organicamente apresentam menos possibilidade de contaminação por pesticidas. “De fato, essa é a principal diferença entre as duas opções. Os orgânicos são muito mais seguros”, afirma a nutricionista Semíramis Domene, professora da Universidade Federal de São Paulo.



E é por estes motivos que, no fim, os especialistas não se incomodam com um mero empate no quesito nutricional. A segurança e os benefícios longínquos que o sistema de produção orgânico traz ao nosso organismo, é de indiscutível importância. Por isso devemos rever nossos conceitos e ações, extinguindo velhos hábitos, para a construção de uma nova vida.


Por Carina Martins

 
 
 

Comments


logovisual.png

Receba alerta de novas matérias!

Obrigada pelo interesse! E lembre-se: Don't panic it's organic!

© 2020 por MENTE ORGÂNICA. Um oferecimento de: Quarentena sem fim

São Paulo

  • Instagram
bottom of page