Permacultura
- Mente Orgânica
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Bill Mollison, um dos mais influentes pensadores do mundo em abordagens voltadas para o desenvolvimento sustentável, estabeleceu na década de 1970 a técnica da permacultura - que vem da ideia de uma agricultura permanente - que consiste na preparação, implantação e conservação de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente.
A ideia é criar e desenvolver pequenos sistemas orgânicos produzidos de forma
organizada. É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural, economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a natureza. Resumindo: morar coletivamente neste planeta sem destruí-lo.

Mas para que isso seja possível, temos que seguir os 3 princípios éticos da permacultura:
• Cuidar da terra
• Cuidar das pessoas
• Cuidar do Futuro
Ao mesmo tempo é uma integração entre paisagem e pessoas de maneira harmoniosa, ou seja, fornecer alimento, energia e abrigo, além de necessidades do ser humano, de forma sustentável. Sem a agricultura permanente, não há possibilidade de uma ordem social estável.
A partir desta mudança interna fica mais fácil redesenhar a paisagem que queremos construir, as casas que queremos morar, os alimentos que queremos consumir, a energia que queremos gastar e o estilo de vida que queremos adotar.
Desde a década de 1970, o termo “permacultura” evoluiu, recebeu diversas influências, e hoje abriga uma grande variedade de disciplinas, incluindo agricultura, captação de água e hidrologia, energia, construção natural, silvicultura, gestão de resíduos, sistemas animais, aquicultura, tecnologia apropriada, economia e desenvolvimento comunitário.
A Permacultura é trabalhar com a natureza, e não contra ela. É olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução. A permacultura associa a terra, os recursos, as pessoas e o meio ambiente por meio de sinergias mutuamente benéficas - imitando os sistemas de ciclo fechado sem desperdícios vistos em diversos sistemas naturais.

Em suma, a permacultura é um sistema para a criação de comunidades humanas sustentáveis que integra design e ecologia; é um resumo do conhecimento tradicional e da ciência moderna, aplicável a situações urbanas ou rurais. E toma os sistemas naturais como modelo e trabalha com a natureza para projetar ambientes sustentáveis que possam prover as necessidades humanas básicas, bem como as infraestruturas que as apoiam, além de estimular a nos tornarmos parte consciente de soluções frente aos inúmeros problemas que enfrentamos local e globalmente.
Por Giovana do Nascimento
Comments